[adinserter block=”1″] [adinserter block=”2″]

WordPress SEO for Yoast – Otimizar seu Blog

Com a estabilização do WordPress como principal CMS do mercado, percebemos que juntamente a isso o número de Plugins que ajudam esta ferramenta ser tão importante para os desenvolvedores tem aumentado. No topo dos Plugins que são mais utilizados por blogueiros está o WordPress SEO da Yoast, um Plugin completo para quem deseja otimizar seu Blog/Site com WordPress.

Desenvolvido pela empresa Yoast, empresa de consultoria de SEO, este Plugin Gratuito oferece uma gama de funcionalidades que permitem a personalização por completo do blog.  O plugin WordPress SEO foi criado para otimizar por completo o seu blog, em uma rápida visualização de  seu funcionamento será possibel perceber a sua complexidade, apesar de uma utilização simples.

WordPress SEO for Yoast

Instalar o WordPress SEO for Yoast

O WordPress SEO for Yoast está disponível para download no acervo de Plugins do WordPress você poderá baixar e instalar em seu blog como qualquer outro Plugin, super prático e simples. Após a ativação do mesmo um novo separador aparecerá em seu Painel de Controle do WordPress, um logo laranja com o nome SEO, onde será possível acessar a aba de configurações do Plugin. Aprenda agora como instalar um Plugin no WordPress.

Configuração do Plugin

A funcionalidade do Plugin mais utilizada é sem dúvida a otimização individual de cada página ou artigos. é nesta área que devemos dispor de uma atenção especial para definir o uso das palavras chaves que queremos destacar para a página ou artigo em questão.  Quando criamos algum desses sem preencher algum campo o Plugin irá buscar as informações necessárias na configuração inicial que é realidade do Plugin, por isso quando a fizer, faça com muito critério. Porém não podemos nos privar de utiliza-lo apenas por meio da personalização individual de páginas e artigos, porque seria um desperdício ao incrível potencial deste Plugin.

Painel

Para iniciar a configuração do WordPress SEO for Yoast temos a opção de fazer um Tour inicial para aprender rapidamente como utilizar o Plugin. A Configuração mais importante nessa aba é em relação a identificação perante as ferramentas para Webmasters que o site possui, sendo elas: Ferramentas para Webmasters do Google, Ferramentas de Webmaster do Bing e o ID de Verificação do Alexa.

Títulos e Metadados

Aqui iniciaremos a configuração de SEO do título do blog, seguido do formato de título das páginas, artigos e mídia (Normalmente usamos %%title%% %%page%% ) além de algumas taxonomias utilizadas para identificação de categorias, tags, autor, datas, página de busca e erro 404.

Mídia Social

No Dicas WordPress já falamos várias vezes da importância das Mídias Sociais para o crescimento do seu Blog e para não ficar de fora, o WordPress SEO por Yoast incluiu está guia para completar ainda mais nossa inserção diante do Facebook e Twitter. Permite acessar os Insights do Facebook para seu site e acrescentar metadados Twitter Card.

Sitemap

O Mapa do Site ou Sitemap é de extrema importância para a indexação do seu site nos motores de busca com maior eficiência, tanto é que já falamos sobre isso no artigo: Melhore a Indexação com Google XML Sitemaps. Com essa funcionalidade inclusa no WordPress SEO poderemos eliminar a utilização de um Plugin, pois o Plugin criado pela Yoast faz isso com extrema qualidade, além de permitir por exemplo o Ping automático no Yahoo! e Ask.com ( Google e Bing já é automático).

Links Permanentes e Links Internos

Nesta configuração é possível remover a base da categoria (normalmente /category/) das URLs de categorias, forçar uma barra final em todas as URLs de categorias e de tags, redirecionar URLs de anexos para as URLs de seus posts pais, remover as variáveis ?replytocom e também forçar o transporte por HTTP ou HTTPS.

Conclusão

Ao meu ver o Plugin WordPress SEO é o melhor para otimização de Blogs e Sites em WorPress, aqui no Dicas WordPress utilizamos muito as suas funcionalidades e deixo meu testemunho que após a implatação do mesmo percebemos uma melhora significativa nos números de visitas vindas de buscas orgânicas.

 

Paulo Nascimento
26/05/2018

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *